Integração com a graduação
O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas tem se constituído em importante instrumento de integração da graduação com a pós-graduação e a pesquisa no Centro de Ciências da Saúde da UFES, tendo em vista a inserção dos professores do programa nas diferentes áreas de ensino e nos projetos voltados para participação dos alunos da graduação.
Esta integração do programa com a graduação dá-se de forma sistemática, pois todos os docentes ministram aulas em cursos de graduação: medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e ciências biológicas. Além de ministrar disciplinas, os professores orientam alunos em projetos de iniciação científica (Programa PIBIC/UFES), extensão e monitoria. Estas bolsas são oferecidas pela universidade a alunos com projetos em diversas temáticas através de seleção do Programa Integrado de Bolsas. Alem destas bolsas, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM) disponibiliza 70 bolsas para estágio extracurricular que são cedidos de acordo com o projeto do setor e vinculados ao coordenador de cada projeto. Destas bolsas, o Centro de Pesquisa Clinica recebe seis bolsas que são oferecidas anualmente a alunos da UFES selecionados no processo seletivo do hospital.
Em 2011, todos os docentes do programa orientaram alunos com bolsa de iniciação científica (CNPq, PIBIC/UFES, PIVIC, PETROBRÁS, FACITEC) dos cursos de graduação de origem – Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Ciências Biológicas. Além disto, há a participação dos docentes no desenvolvimento de programas de disciplinas e na supervisão de estágios na rede pública de saúde nos diferentes níveis da atenção.
Outro benefício da integração graduação/pós-graduação tem se dado nas orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em que os alunos e docentes do PGDI têm participado, seja na orientação direta, na co-orientação ou participação nas bancas examinadoras. Os projetos de TCC orientados pelos docentes do programa estão nas linhas de pesquisa do programa. Essas ações têm possibilitado identificar precocemente alunos com perfil para prosseguir seus estudos na pós-graduação, o que certamente é um resultado positivo tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação de nossa universidade.
Outro aspecto importante é o aumento do número de trabalhos dos alunos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais, mesmo após o término do seu curso de graduação. Um resultado dessa integração tem sido o número de alunos beneficiados com bolsa de iniciação científica que tem obtido aprovação no processo seletivo e ao tornar-se aluno da pós-graduação tem apresentado um bom desempenho no transcorrer no curso de mestrado e nas especializações.
Estágio de docência:
A integração tem se dado também com o envolvimento dos mestrandos no Estágio de Docência, realizando atividades didáticas, seja ministrando aulas em disciplinas do ciclo básico, seja através da participação como palestrante em eventos científicos. Outro destaque é que a UFES participou do programa REUNI e os alunos com bolsas provenientes deste programa tiveram a oportunidade de participar dos cursos em processo de implantação. Os mestrandos e doutorandos, juntamente com os orientadores, têm colaborado na co-orientação e participação das bancas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Os alunos da Pós-Graduação colaboram nas disciplinas de Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Epidemiologia e Patologia Geral, dos cursos de graduação em Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Biologia. Essa participação se faz com a orientação dos professores das disciplinas que também participam da pós-graduação. No programa de pós-graduação existe uma disciplina "Métodos de Ensino Integrado" , que visa orientar os mestrandos na preparação da aulas Teóricas e práticas participando na elaboração de programas com conteúdos integrados de Patologia Geral, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia na tentativa de atender as modernas diretrizes programáticas estabelecidas pelo MEC nos cursos de graduação da área de Ciências da Saúde. Além disso, os pós-graduandos graduados em Medicina e com residência médica, participam ativamente no ensino a nível ambulatorial para os alunos de Medicina.