Estudo palopatológico e bioarqueológico em Sambaquis do Estado do Espírito Santo.

Resumo: Através da interação entre ciências da saúde e da arqueologia analisar o material ósseo proveniente de sítios arqueológicos dos períodos pré-coloniais e pós-coloniais do Estado do Espírito Santo. Contextualizar os achados com os rituais funerários onde se encontravam inseridos.
Esse projeto visa analisar o material ósseo humano proveniente dos sítios arqueológicos “Sambaqui do Limão”-Serra/ES, “Gruta do Limoeiro”-Castelo/ES, “Abrigo Boa Vista”-Muqui/ES, e “Igreja de Reis Magos”-Serra/ES. Esse acervo é composto de 8 caixas de 40 litros, e encontra-se atualmente desorganizado. E, por sua vez, será tratado com processos de higienização e reacondicionamento devido para acervo desse tipo. Além da quantificação individual dos ossos inteiros e fragmentos será estipulada a unidade mínima de indivíduos (UMI) e em cada um, analise dos sinais de paleopatologia e sua descrição detalhada. Sendo possível, será identificado e registrado dimorfismo sexual de indivíduos.
Essa descrição passará por pesagem (kg), medidas (comprimento, largura e espessuras), identificação do tipo ósseo e processos tafonômicos.
Toda identificação passará por registro em fichas e todas as atividades descritas em relatórios.
Durante a pesquisa, haverá encontros presenciais com leituras de textos programadas para que os alunos possam tirar dúvidas diretamente com os coordenadores.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador PATRÍCIA DUARTE DEPS
Técnicos IGOR DA SILVA ERLER
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105