Efeitos da eletroacunputura na evolução da peritonite fecal em camundongos

Resumo: Acupuntura é uma modalidade da Medicina Tradicional Chinesa e tem sido usada para tratar ou prevenir uma variedade de condições clínicas, tais como dor, doenças inflamatórias como artrite reumatóide, asma, migrânia e outras. No entanto seus efeitos antiinflamatórios em humanos são ainda questionáveis. Tem sido demonstrado que a Eletroacupuntura induz a redução da resposta inflamatória em diferentes modelos experimentais estudados, que se traduz por redução da efetuação da resposta imunitária, inata ou adaptativa. Contudo, há indícios que Acupuntura e Eletroacupuntura exercem efeitos imunomoduladores em humanos e animais experimentais, aumentando a atividade fagocitária de leucócitos, melhorando a imunidade celular ou inibindo o choque anafilático. Diante desta controvérsia , o objetivo deste estudo é investigar o efeito da Eletroacupuntura sobre uma infecção produzida por inoculação de uma suspensão de fezes (peritonite fecal), avaliando o exsudato inflamatório e o númeero de bactérias sobreviventes nas primeiras 24 horas e o número de abscessos formados até 14 dias após o inoculo.
Camundongos suíços machos serão anestesiados e inoculados com uma suspensão de fezes diluídas a 1:9 (4ul/g por anima) para indução da peritonite. Em seguida em cada experimento pareado um animal será submetido a eletroacupuntura e outro a colocação das agulhas sem estímulo elétrico (grupo controle), durante 30 minutos. Serão feitos 10 repetições pareadas. Os animais serão sacrificados 24 horas depois para avaliação do exsudato peitoneal através de esfregaços corados pelo giemsa. Novo experimento pareado (10 pares) serão realizados da mesma maneira e os animais serão observados por 14 dias quando serão eutanasiados para valiação dos abscesso intraperitoneais (pela contagem e pela medida do diametro de cada abscesso).
A comparação entre os grupos será feita pelo teste t de Student pareado.
Animais anestesiados e não anestesiados serão inoculados da mesma maneira (mesma suspensão fecal) para avaliar o impacto da anestesia sobre a evolução da peritonite fecal.

Data de início: 2009-04-03
Prazo (meses): 15

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Fausto Edmundo Lima Pereira
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105