Laboratórios

As atividades de pesquisa e aulas com conteúdo prático do PPGDI ocorrem em Laboratórios especializados e suas unidades de apoio e em Unidade de Apoio não laboratoriais Integradas à Pesquisa. Estes estão localizados em 3 (três) Unidades principais no campus do CCS, onde estão alocados os docentes e seus respectivos discentes: (i) Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI, do Departamento de Medicina Social), (ii) Microbiologia (Virologia, Bacteriologia, Micologia) e Parasitologia/Imunologia (Básico I do Departamento de Patologia) e (iii) Imunobiologia (Básico III do Departamento de Patologia). Cada um dos três setores tem sua autossuficiência em montagem, lavagem, esterilização, preparo de soluções, cultura de células e de microrganismos, preservação de espécimes e biologia molecular. Equipamentos específicos podem ser compartilhados entre os docentes/discentes dos diferentes setores.

O NDI contém 3 (três) laboratórios de uso comum (lavagem e esterilização, preparo de soluções e meios de cultura, microscopia, sala fria, sala de biologia molecular- pós PCR e hibridização) e 8 (oito) laboratórios especializados em estudos com Mycobacterium spp, HIV, hepatites virais, Dengue e Zika vírus, Leishmania, tanto nos aspectos microbiológicos/parasitológicos quanto imunológicos, sendo um laboratório Nível 3 de Biossegurança (NB3) para estudos com Mycobacterium spp, e um Laboratório de Cultivo Celular.

O Laboratório de Micobactérias do NDI e suas unidades de apoio à pesquisa e diagnóstico desenvolvem pesquisas relacionadas ao diagnóstico, tratamento, patogenia e epidemiologia molecular de tuberculose. Conta com Laboratório de Biossegurança nível 3 e um de nível 2. Possui equipamentos para o diagnóstico de infecções causadas por micobactérias, como BACTEC MGIT 960, cabines de segurança biológica, microscópio de fluorescência, estufas de CO2, centrífugas refrigeradas, sistema HEIN para detecção molecular, identificação e determinação do perfil de resistência de micobactérias a drogas. Além disso, o laboratório possui infraestrutura para genotipagem de micobactérias por Spoligotyping, RFLP e PRA-PCR. O laboratório desenvolveu um software para gerenciamento de dados laboratoriais de TB (TB-NOTES) e compartilha com os laboratórios da rede pública da região metropolitana de Vitória. O laboratório realiza exames para o diagnóstico de TB em parceria a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Além disso, o laboratório está equipado e habilitado para realizar ensaios clínicos para avaliação de novas drogas ou regimes terapêuticos contra a Tuberculose.

O Laboratório de Imunologia Celular e Molecular dedica-se ao estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunológica contra agentes infecciosos. Possui estrutura para cultura de células, dosagem de citocinas, análise fenotípica de células mononucleares de pacientes portadores de diferentes doenças infecciosas. Além disso, este laboratório realiza contagem de CD4 e CD8 em pacientes portadores de HIV em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e Ministério da Saúde. Para isso está equipado com 2 citômetros de fluxo, duas estufas de CO2, leitor de ELISA e lavador de placas, centrífuga refrigerada, cabines de segurança biológica, Real Time PCR e Sequenciador.

O Laboratório de Carga Viral desenvolve diagnóstico molecular e pesquisa em HIV e hepatites virais em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e Ministério da Saúde. Conta com equipamentos automatizado para diagnóstico molecular e genotipagem de HIV e hepatites.

O Laboratório de Leishmanioses realiza rotineiramente diagnóstico de leishmaniose cutânea e visceral, através de exames sorológicos (ELISA) e análise direta de esfregaço sanguíneo obtido por biópsia aspirativa de medula óssea ou baço. Além disso, avalia testes diagnósticos, investiga mecanismos de resistência a drogas e participa de ensaios clínicos de avaliação de drogas com atividade anti-leishmania. Conta com duas áreas laboratoriais, sendo uma delas equipada para cultura de leishmania, com cabine de segurança biológica, estufa BOD, centrífuga refrigerada, microscópio invertido e microscópio ótico. A outra área possui dois leitores de ELISA acoplados a um computador para análise dos dados e um lavador automático de microplacas, centrífuga refrigerada. Dispõe ainda de um setor de análise proteômica equipado com sistema de eletrofocalização, sistema de eletroforese, fonte, scanner e programa de imagem para análise de gel bidimensional.

O Laboratório de Dengue/Zika Virus foi criado recentemente e possui infraestrutura necessária para realização de exames diagnósticos moleculares e sorológicos, cultivo de vírus e avaliação de vacinas.

O Laboratório de Biologia Molecular é compartilhado com os professores do Programa que desenvolvem pesquisas em diferentes doenças. Está equipado com aparelhos para realização da técnica de PCR, sistema de análise de gel, 2 equipamentos de Real Time PCR, fontes de eletroforese e forno de hibridização, sistema para spoligotyping, sistema de transferência de gel, aparelho de fixação de DNA, Nano Drop para quantificação de DNA, sistema digital de documentação de imagens e um sequenciador de ácidos nucleicos.

O Laboratório de cultura de células está equipado com sistema de filtros HEPA, e controle de pressão (positiva), estufa, microscópio ótico e microscópio invertido, centrífuga refrigerada e estufas de CO2. Este laboratório é utilizado por diferentes docentes do programa que desenvolve estudos envolvendo infecção de células com microrganismos.

O Laboratório de Patologia ocorre o processamento de materiais e a confecção de lâminas histológicas para a finalidade de diagnóstico de rotina e de pesquisa. Possui estrutura física para permitir que os próprios pós-graduandos processem seus materiais, complementando sua formação. Atualmente, o laboratório realiza as técnicas rotineiras de coloração, bem como colorações específicas (histoquímica) e preparação de materiais para imuno-histoquímica.

O Laboratório de expurgo, limpeza e preparo de materiais é um setor multiusuário e possui uma área de expurgo contendo 2 autocláveis horizontais exclusivas para descontaminação. Outra área para limpeza, preparo e esterilização de matérias de laboratório contendo um aparelho de ultrasom, um autoclave e estufa de secagem e esterilização. Além disso, possui uma área para armazenamento dos materiais com diversos armários.

O Laboratório de armazenamento de amostras biológicas também é um setor multiusuário sendo equipado com sistema de refrigeração e monitoramento de temperatura. Possui oito freezers -80ºC, oito containers de nitrogênio líquido, um sistema automatizado de armazenamento em nitrogênio líquido e 6 freezer -20ºC.

O Laboratório de preparo de meios de cultura e soluções, setor multiusuário, possui duas balanças analíticas, pHmêtro, banho-maria, fluxo laminar, capela de exaustão de gazes, sistema de purificação de água MilliQ.

O Básico I, por sua vez, possui 2 (dois) ambientes distintos com 3 (três salas) para montagem e lavagem de material que servem à Microbiologia e à Parasitologia/Imunologia mas que compartilham sala fria e de cultura de células, e 6 (seis) Laboratórios especializados sendo 2 de Virologia (para viroses gastrintestinais, respiratórias, HPV), 1 de Bacteriologia (1 de Resistência bacteriana), 3 para estudos em biologia molecular (PCR e pós-PCR, Mix, equipamentos pulsed-field/ sequenciador/real-time/leitor de elisa), 1 de Parasitologia/Imunologia.

O Laboratório de Virologia e Gastroenterite Infecciosa realiza diagnóstico dos principais agentes etiológicos da gastroenterites virais (Rotavírus, Norovírus) por detecção molecular por Real Time PCR e ensaio imunoenzimático e caracterização molecular por sequenciamento. Além disso, realiza o isolamento de enteropatógenos bacterianos com identificação molecular de marcadores genéticos dos diversos patotipos de E. coli, ensaios de aderência em cultura de células, estudo de clonalidade por eletroforese de campo pulsado, tipagem de sequência multilocus MLST, análise de resistência de biofilme a antimicrobianos. Realiza estudos com HPV em espécimes cervicais e anais, de detecção e caracterização molecular de tipagem e análise de variantes, carga viral de tipos oncogênicos. Estas atividades acontecem em dois laboratórios principais e seis unidades de apoio. Os laboratórios principais estão equipadas com cabines de segurança biológica, sistemas para eletroforese, centrífugas refrigeradas e não refrigeradas, Real Time PCR, centrífuga para microplaca, sequenciador genômico, sistema de purificação de água MilliQ, destilador, autoclave de bancada, plataforma agitadora, ultra som, incubadora, sistema vertical de eletroforese, freezers -20°C, geladeiras e vitrine refrigerada, microscópio invertido.

O Laboratório de Resistência Bacteriana a Antimicrobianos desenvolve pesquisas relacionadas aos mecanismos de resistência bacteriana ao agentes antimicrobianos, desenvolvimento de testes e avaliação de testes de sensibilidade a drogas e avaliação de compostos e fármacos com ação antimicrobiana; realiza ainda análise genética bacteriana (PCR, eletroforese de campo-pulsado). Está equipado com cabine de segurança biológica, estufa bacteriológica, centrífuga, destilador, incubadora/agitadora.

O Laboratório de Micologia é constituído de duas áreas adequadas às normas básicas de biossegurança. A primeira área possui fluxo laminar, estufa bacteriológica e uma geladeira. Essa área é utilizada para manipulação, incubação e armazenamento de microrganismos. A segunda área possui bancadas com pia onde são acomodados pequenos equipamentos. Essa área é destinada ao preparo de meios de cultura, coloração de lâminas e exames microscópicos. Este laboratório dedica-se atualmente ao estudo da identificação de fungos de interesse médico e da avaliação da sensibilidade destes microrganismos a drogas antifúngicas.

O Laboratório de Biologia Molecular e de Equipamentos é constituído por unidades de uso comum de preparo de mistura de reagentes para PCR, contendo cabine de fluxo laminar, freezer, microcentrífuga; laboratório de pós-PCR, com unidades de eletroforese, sistema de visualização e documentação de imagens, nano drop (p/ quantificação de ácido nucleico e proteína), plataforma agitadora; Sala equipamentos com termocicladores, sistema para eletroforese de campo pulsado, leitora de Elisa, Forno hibridização, termobloco.

O Laboratório de Parasitotologia realiza exames coprológicos para diagnóstico de parasitas intestinais, cultura de larvas para obtenção de antígenos (toxocara e strongilóides) e maturação de ovos para infecção de animais de laboratório. São realizados ainda neste local, estudos sobre helmintos, protozoários, ectoparasitas, as doenças causadas por eles e os vetores que os transmitem. Este Laboratório dispõe dos seguintes equipamentos específicos para pesquisa: refrigerador duplex, microscópios estereoscópicos, um microscópio estereoscópico Nikon SWZ800 acoplado com sistema de fotodocumentação e LCD, microscópios ópticos comum, computador desktop com monitor LCD para geoprocessamento, armadilhas CDC com luz branca e UV, vidrarias específicas para exames parasitológicos (cálice de sedimentação borel, snaps caps, lâminas/lamínulas, bastões de vidro, etc.).

O Laboratório de armazenamento de amostras biológicas, é um setor multiusuário e está equipado com sistema de refrigeração, possuindo um freezer -80°C, dois containers de nitrogênio líquido, e uma máquina de gelo em escamas.

O Laboratório de cultura de células está equipado com cabine de segurança biológica, estufa de CO2, microscópio invertido e centrífuga refrigerada. Este laboratório é utilizado por docentes do programa que desenvolve estudos envolvendo infecção de células com microrganismos.

No Básico III estão situados o Laboratório de Imunobiologia e suas 3 unidades de apoio (lavagem, Patologia Molecular, cultura de células).

O Laboratório de Imunobiologia estuda os mecanismos imunofisiológicos associados aos processos de senescência natural/induzida durante a infecção por agentes infecciosos. Está equipado com Citômetro de fluxo Attune NT, Leitor de placas
Varioskan, Sonicador, Deionizador de água, destilador de água.

A sala de cultura de células possui Cabine de Segurança Biológica, estufas de CO2 e BOD, centrífuga refrigerada de tubos e placas.
As Unidades laboratoriais de apoio apresentam Sala de lavagem e laboratório de Patologia Molecular.

O Biotério de animais de pequenos porte possui estrutura para manutenção de animais (camundongos) infectados. Está equipado com 2 estufas climatizadas e com sistema de filtração de ar, com capacidade para 72 gaiolas de camundongos. Possui uma área reservada para limpeza e descontaminação das gaiolas e outra área destinada ao armazenamento de rações.

Já em relação a Unidade de Apoio não laboratorial Integrada à Pesquisa, tem-se o Centro de Pesquisa Clínica (CPC), que fica na Enfermaria do hospital universitário (HUCAM) e é constituída de 8 leitos para internação de pacientes envolvidos em protocolos de pesquisa clínica em Doenças Infecto-Contagiosas. A equipe do CPC é formada por uma Coordenadora de Pesquisa, gerentes de dados, enfermeiros clínicas, médicos e estudantes de graduação em enfermagem. Uma das enfermarias do CPC está equipada com sistema de filtração do ar HEPA para estudos com pacientes portadores de Tuberculose.

Além da infraestrutura existente no CCS, os docentes do PPGDI contam muitas vezes com o apoio técnico e de parte da infraestrutura de Unidades de Saúde dos Municípios de Vitória, Serra. Vila Velha e Cariacica e do Laboratório Central do Estado (LACEN-ES) para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa relacionados a Tuberculose, Dengue, Chikungunya, Zika, Leishmaniose, Enteroviroses, HIV/AIDS, DSTs, Malaria, Hanseníse, infecções hospitalares, entre outras doenças.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900