Laboratórios

As atividades de pesquisa e aulas com conteúdo prático do PPGDI ocorrem em Laboratórios especializados e suas unidades de apoio e em Unidade de Apoio não laboratoriais Integradas à Pesquisa. Estes estão localizados em 3 (três) Unidades principais no campus do CCS, onde estão alocados os docentes e seus respectivos discentes: (i) Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI, do Departamento de Medicina Social), (ii) Microbiologia (Virologia, Bacteriologia, Micologia) e Parasitologia/Imunologia (Básico I do Departamento de Patologia) e (iii) Imunobiologia (Básico III do Departamento de Patologia). Cada um dos três setores tem sua autossuficiência em montagem, lavagem, esterilização, preparo de soluções, cultura de células e de microrganismos, preservação de espécimes e biologia molecular. Equipamentos específicos podem ser compartilhados entre os docentes/discentes dos diferentes setores.

O NDI contém 3 (três) laboratórios de uso comum (lavagem e esterilização, preparo de soluções e meios de cultura, microscopia, sala fria, sala de biologia molecular- pós PCR e hibridização) e 8 (oito) laboratórios especializados em estudos com Mycobacterium spp, HIV, hepatites virais, Dengue e Zika vírus, Leishmania, tanto nos aspectos microbiológicos/parasitológicos quanto imunológicos, sendo um laboratório Nível 3 de Biossegurança (NB3) para estudos com Mycobacterium spp, e um Laboratório de Cultivo Celular.

O Laboratório de Micobactérias do NDI e suas unidades de apoio à pesquisa e diagnóstico desenvolvem pesquisas relacionadas ao diagnóstico, tratamento, patogenia e epidemiologia molecular de tuberculose. Conta com Laboratório de Biossegurança nível 3 e um de nível 2. Possui equipamentos para o diagnóstico de infecções causadas por micobactérias, como BACTEC MGIT 960, cabines de segurança biológica, microscópio de fluorescência, estufas de CO2, centrífugas refrigeradas, sistema HEIN para detecção molecular, identificação e determinação do perfil de resistência de micobactérias a drogas. Além disso, o laboratório possui infraestrutura para genotipagem de micobactérias por Spoligotyping, RFLP e PRA-PCR. O laboratório desenvolveu um software para gerenciamento de dados laboratoriais de TB (TB-NOTES) e compartilha com os laboratórios da rede pública da região metropolitana de Vitória. O laboratório realiza exames para o diagnóstico de TB em parceria a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Além disso, o laboratório está equipado e habilitado para realizar ensaios clínicos para avaliação de novas drogas ou regimes terapêuticos contra a Tuberculose.

O Laboratório de Imunologia Celular e Molecular dedica-se ao estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunológica contra agentes infecciosos. Possui estrutura para cultura de células, dosagem de citocinas, análise fenotípica de células mononucleares de pacientes portadores de diferentes doenças infecciosas. Além disso, este laboratório realiza contagem de CD4 e CD8 em pacientes portadores de HIV em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e Ministério da Saúde. Para isso está equipado com 2 citômetros de fluxo, duas estufas de CO2, leitor de ELISA e lavador de placas, centrífuga refrigerada, cabines de segurança biológica, Real Time PCR e Sequenciador.

O Laboratório de Carga Viral desenvolve diagnóstico molecular e pesquisa em HIV e hepatites virais em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e Ministério da Saúde. Conta com equipamentos automatizado para diagnóstico molecular e genotipagem de HIV e hepatites.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105