Avaliação neurológica e imunológica de crianças nascidas de mães com suspeita ou confirmação de infecção pelo Zika na gestação.

Resumo: Os aspectos da infecção pelo vírus Zika (ZIKV) em gestantes, assim como os fatores que determinam a transmissão do vírus da mãe para o feto, e seu impacto no desenvolvimento da criança, ainda não estão totalmente estabelecidos. Apesar do crescente número de estudos e da rápida evolução no conhecimento científico sobre o ZIKV nos últimos dois anos, ainda existem muitas lacunas relacionadas aos aspectos da transmissão perinatal, imunidade materno-fetal, e de suas sequelas no desenvolvimento neurológico das crianças.

Dessa forma, o objetivo desse projeto é descrever e avaliar aspectos do desenvolvimento neurológico das crianças nascidas de mães infectadas pelo Zika durante a gestação e identificar as características da resposta imune específica ao vírus nesse tipo de infecção. Para isso serão incluídas no estudo crianças nascidas de mães que tiveram suspeita de infecção por Zika durante a gestação, com confirmação diagnóstica ou não, e crianças que apresentam características clínicas da Síndrome Congênita do Zika. Durante o estudo, as crianças serão avaliadas quanto ao seu desenvolvimento neurológico e, mãe e criança, terão também uma amostra de sangue coletada para avaliação da resposta imune ao vírus.

Como os casos de Zika tem diminuído muito no Brasil (BUTLER, 2017; DE OLIVEIRA et al., 2017), a coorte a ser incluída, proveniente dos casos de Zika ocorridos em gestações dos anos anteriores, ainda nos fornece a oportunidade para investigar as características do desenvolvimento neurológico dessas crianças nos primeiros anos de vida, e da resposta imune desenvolvida por elas, nos fornecendo assim mais dados para o enfrentamento das consequências das epidemias anteriores e nos preparar para possíveis novos casos.

Data de início: 31/05/2019
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MOISES PALACI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105