Marcadores do Vírus da Hepatite B em Mulheres Jovens Atendidas pelo Programa de Saúde da Família em Vitória, ES, 2006.

Nome: NÍNIVE CAMILLO DE FIGUEIREDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/10/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA Orientador
ETHEL LEONOR NOIA MACIEL Examinador Interno
GERUSA MARIA FIGUEIREDO Examinador Externo

Resumo: Objetivo: Determinar a freqüência dos marcadores para hepatite B e os fatores de risco associados com a infecção pelo vírus B em mulheres jovens residentes em Vitória, ES onde a vacinação de rotina em recém-nascidos e em adolescentes foi iniciada em 1993 e 2000, respectivamente.
Métodos. Estudo populacional, por amostragem, realizado em três regiões de saúde de Vitória, entre mulheres jovens (18 a 29 anos), atendidas pelo Programa de Saúde da Família em 2006. Entrevistas estruturadas contendo perguntas fechadas foram aplicadas e uma amostra de sangue foi coletada e analisada para os marcadores da infecção pela hepatite B (HBsAg, anti-HBc e anti-HBs). Associação entre a presença do anti-HBc total e o comportamento de risco ou variáveis demográficas e clínicas foram testadas através de testes de qui-quadrado. Odds Ratio e intervalos de confiança foram calculados para estimar o grau de associação entre a infecção e os potenciais fatores de risco. Análise multivariada de regressão logística foi utilizada para idenificar variaveis independentemente associadas com a presença do anti-HBc.
Resultados. De 1.200 mulheres selecionadas, 1.029 (85,8%) participaram do estudo. A mediana de idade foi 23 anos (distância interquartil 20-26 anos) e 93,2% tinham mais de quatro anos de escolaridade. Quarenta e três mulheres [4,2% (IC= 95% 2,97% - 5,43%)] apresentaram anti-HBc total positivo e nove [0,9% (IC= 95% 0,4%-1,6%)] HBsAg positivo. Foram encontrados 466 [45,3% (IC=95% 42,2% - 48,4%)] testes anti-HBs positivos, dos quais 427 mulheres eram anti-HBc e HBsAg negativos. A prevalência do anti-HBs positivo, com anti-HBc e HBsAg negativos reflete a cobertura vacinal que foi de 43,7%. A única variável significativamente associada com anti-HBc positivo foi renda mensal de até 4 salários mínimos [OR =2,6 (IC95% 1,06-6,29)].
Conclusão: Os dados mostram baixa prevalência da exposição ao vírus B e seus fatores de risco mais conhecidos. Além da renda, não se detectou outros fatores de risco significativos para a aquisição do vírus nessa população, o que sugere não haver um perfil para a mulher infectada. Faz-se necessário ampliar a cobertura vacinal às faixas etárias mais altas, e realizar rotineiramente HBsAg no pré-natal, como medidas de proteção à transmissão vertical do VHB.

Descritores: Hepatite B, Mulheres jovens, Prevalência, Fatores de risco.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105